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Sexta-feira, 22 de Outubro de 2010
Actividade PD: How B|P Researched Spore

 

 

Problema?

Fazer um estudo de mercado baseado em pesquisas qualitativas. Pretende-se saber o que o público-alvo acha do jogo, como se relaciona com ele, de modo a tirar a maior quantidade de informação relevante para aperfeiçoarem o jogo de acordo com as expectativas e preferências dos jogadores.

Metodologia normalmente utilizada?

A metodologia que é normalmente utilizada é a FocusGroups. A partir daqui os participantes encontram-se numa espécie de laboratório com um computador a frente para testarem o jogo e um membro da produtora ao lado a apontar notas acerca do nosso envolvimento com o jogo. No fim desta fase existe uma reunião onde estão presente todos os participantes para discutirem sobre o jogo.

Problemas nessa metodologia?

Os maiores problemas com esta metodologia são:

- os participantes podem se sentir desconfortáveis se o ambiente for semelhante a um laboratório e com a presença de um elemento não familiar a observá-lo directamente;

- nas reuniões pós-jogo pode existir um elemento dominante, ou seja, que fale mais e exponha com maior convicção as suas ideias o que faz com que os responsáveis do jogo se centrem em demasia nas ideias de um único indivíduo;

- não existe feedback enquanto jogam mas só apenas no fim do jogo;

Nova abordagem metodológica?

Na nova abordagem metodológica chamada de SNERD (Simulated Native Environment Research Division), os jogadores encontram-se num ambiente familiar, tal como se tivessem em casa, de modo a sentirem-se mais confortáveis. Cada participante joga durante 6 horas ao longo de duas noites e a única obrigação que têm é “pensar alto”. Numa outra sala encontram-se os responsáveis do jogo a observarem os participantes. Em cada computador existe uma câmara web e um microfone para que os observadores possam registar tudo o que os jogadores expressam. Como complemento para os observadores, por baixo do monitor que mostra cada participante existe outro monitor onde se vê o jogo de cada um. Sendo assim é possível para os observadores relacionarem cada expressão a um acontecimento no jogo. Através desta metodologia os observadores conseguem um maior volume de feedback. Enquanto os participantes estão a jogar também vão preenchendo um inquérito com perguntas relacionadas com a jogabilidade, o grau de diversão, etc. Estes inquéritos são preenchidos quando o jogador quiser, a partir de um monitor táctil invés do método tradicional de caneta e papel. As respostas são analisadas por um sistema métrico baseado no nível de divertimento e relacionamento chamado de PENS (Player Experience of Need Satisfaction). Em relação ao principal revés desta nova metodologia podemos referir o facto de existir pouco tempo para observar e analisar todos os participantes a partir de todos os meios.

 

 




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