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Quinta-feira, 23 de Dezembro de 2010
Metodologia de Investigação

 

Em relação ás metodologias de investigação que penso em utilizar ao longo do desenvolvimento deste projecto de mestrado são as seguintes:

  1. Revisão Bibliográfica de forma a assimilar conhecimentos teóricos e conhecer resultados e conclusões de outras investigações de áreas convergentes que vão servir de base para o desenvolvimento do protótipo ;
  2. Inquéritos por Questionário com uma estrutura fixa e compostos apenas por perguntas fechadas e objectivas de modo a que quem preencha o questionário responda exactamente ao que o investigador quer e de forma que as respostas dadas sejam passíveis de serem analisadas quantitativamente. Estas entrevistas serão realizadas em duas fases diferentes do projecto, no entanto o estilo de questionário será semelhante em ambas as fases no sentido em que todas as perguntas serão fechadas e portanto de resposta curta. A primeira fase será aquando do desenvolvimento do protótipo em que serão lançados inquéritos com a pretensão de adquirir novos conhecimentos, para além dos já obtidos na etapa da revisão da literatura, acerca das preferências dos utilizadores e das atitudes por eles tomadas em plataformas online (Youtube, Vimeo, Sapo Vídeos, etc.) quer ao nível da interacção com a plataforma em si, quer ao nível do consumo, produção e distribuição dos user-generated content. Estes inquéritos servem também para aferir o grau de utilização e de experiência que os utilizadores da televisão têm perante as aplicações interactivas desenvolvidas para o media referido. A segunda fase do uso dos questionários é iniciada aquando da implementação do protótipo e da realização dos testes em laboratório. Nesta fase os questionários são entregues em duas etapas distintas: pré-teste – onde serão realizadas perguntas sobre o perfil do participante em questão e sobre o seu grau de conhecimento e experiência nas áreas em estudo, para que deste modo possamos ter um maior conhecimento do grupo de participantes dos testes em laboratório; pós-teste – em que será perguntado aos participantes a opinião acerca da aplicação e quais os aspectos negativos e positivos mais relevantes;
  3. Testes em Laboratório de forma a simular um ambiente doméstico, utilizando participantes pré-seleccionados. Estes testes têm como principal objectivo a experimentação do protótipo em estudo por parte de utilizadores que não se encontram directamente ou indirectamente envolvidos no projecto para que seja possível identificar incorrecções e irregularidades técnicas e funcionais no protótipo e assim ser possível reajustar o mesmo. Para além dos inquéritos por questionário já descritos no ponto anterior, parece também pertinente recolher  informação durante a fase da experimentação dos participantes. Assim sendo o investigador realizará uma observação directa e participativa dos utilizadores-teste envolvidos, anotando qualquer tipo de informação (pensamentos em voz alta, movimentos anormais, envolvimento com o protótipo, etc.), que ache relevante para a posterior análise, e interagindo com os mesmos para deste modo apreender mais acerca da experiência que cada participante está a realizar;
  4. Focus Group onde todos os participantes serão reunidos numa sala e, em conjunto, debaterão questões relativas às funcionalidades do protótipo, à facilidade de interacção com o mesmo, falando assim sobre as suas experiências com a aplicação, de modo a detectar aspectos negativos em termos de user experience que possam ser melhorados. Neste caso o investigador não é mais que um mero mediador da discussão;

A amostra dos participantes dos inquéritos será composta por um grupo de pessoas seleccionadas de forma semi-aleatória e os questionários serão disponibilizados via web para um número máximo de 50 pessoas. Os questionários serão maioritariamente entregues a elementos dentro do Departamento de Comunicação e Arte (DeCA) da Universidade de Aveiro, sendo que estes elementos podem ser docentes, alunos ou investigadores de várias áreas, deste modo existirão diferentes níveis de perfis tendo em conta o grau de conhecimento e de experiência os assuntos em questão. Relativamente ao grupo de participantes presentes nos testes do protótipo a ser desenvolvido, este será composto por diversos elementos pré-selecionados do DeCA, alguns dos quais que responderam aos questionários mencionados anteriormente. O número de participantes deverá ser cerca de 20, no entanto este número vai depender do tempo disponível para a realização dos testes.

A análise aos dados obtidos através das técnicas acima descritas será efectuada tendo em conta a quantidade (análise quantitativa) e a qualidade (análise qualitativa) dos dados. A análise quantitativa vai incidir sobre os resultados obtidos através dos inquéritos por questionário, uma vez que as perguntas presentes serão fechadas. Os dados para a análise qualitativa serão obtidos a partir da observação directa e participativa nos testes em laboratório e serão anotados pelo investigador na fase do Focus Group.

 




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